Você está vendo uma versão simplificada do site. Cadastre-se e faça o login para ver o conteúdo completo
Visitante
wagner luiz marques - Tutorar
wagner luiz marques
cianorte, PR

CONTABILIDADE GERENCIAL > 06 - A DINÂMICA PATRIMONIAL

06 - A DINÂMICA PATRIMONIAL

Aula anterior: 05 - DESPESAS
Próxima aula: 07 - ANÁLISE DO DÉBITO E CRÉDITO PARA O SISTEMA PATRIMONIAL NA EMPRESA (ATIVO E PASSIVO)

CONTABILIDADE GERENCIAL - A DINÂMICA PATRIMONIAL wagner luiz marques
cianorte, PR
1
7494

6ª aula- A DINÂMICA PATRIMONIAL estuda essas variações com a finalidade de demonstrar como os diversos fatos ocorridos durante um determinado período de tempo podem ter provocado alterações na situação liquida das entidades em duas características distintas, a saber:
a) variações provenientes das operações com os sócios.
b) variações provenientes das operações da empresa.
As demonstrações contábeis da dinâmica patrimonial tem por objetivo apresentar a evolução dos fenômenos patrimoniais em determinado período, evidenciando as variações provocadas pelos fatos ocorridos neste mesmo período:
a) demonstração de resultado do exercício;
b) demonstração de lucros ou prejuízos acumulados;
c) demonstração das mutações do patrimônio liquido;
d) demonstração de origens e aplicações de recursos.
A demonstração de resultado de exercício, caracteriza por um relatório contábil que procura demonstrar o resultado obtido em determinado período de tempo através da confrontação entre as receitas e despesas desse mesmo período.
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, apresentam os lucros obtidos em exercícios anteriores com os seus respectivos ajustes, adicionando-se ao mesmo o resultado do período, e excluindo as transferências de modo a apresentar o saldo acumulado no final do período.
A demonstração das mutações do patrimônio liquido, é um relatório que demonstra a composição do patrimônio liquido e as alterações ocorridas durante um determinado período de tempo. Trata-se de uma peça contábil que facilita o trabalho daqueles que irão analisar e interpretar as variações do patrimônio liquido.
A demonstração de origens e aplicações de recursos, demonstra detalhadamente as principais fontes de financiamento da empresa, bem como onde os recursos captados foram aplicados.
A demonstração de resultados, conforme já exposto, procura apresentar o resultado obtido por uma entidade em determinado período de tempo através da comparação entre as receitas e as despesas desse mesmo período.

ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
ATOS ADMINISTRATIVOS: São acontecimentos que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no patrimônio. Por exemplo, admissão de empregados, assinaturas de contratos de compras, de vendas e de seguros diversos, aval de títulos, fianças em favor de terceiros etc.
FATOS ADMINISTRATIVOS: São os acontecimentos que provocam variações nos valores patrimoniais, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
É uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, Caixa etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa.
O controle contábil das empresas começa com a escrituração dos eventos no livro diário, completando-se, depois, nos demais livros de escrituração. É através dos fatos administrativos que ocorre a gestão do patrimônio das empresas, e esses fatos são registrados por meio da escrituração.
Existem dois tipos de regimes para escrituração:
Regime de Caixa: quando se registra os fatos ocorridos na empresa através da movimentação financeira. Enquanto que o Regime de Competência registra os fatos através da ocorrência do mesmo.
A contabilidade utiliza o sistema pelo método das partidas dobradas, para cada débito deve existir o mesmo valor no crédito.
Sistemas contábeis existenciais:
1º Para cada débito deve existir um credito.
2º Para cada débito podem existir dois ou mais créditos que identifica o mesmo valor do débito.
3º Para dois ou mais débitos podem existir um crédito do mesmo valor somado no débito.
4º Para dois ou mais débitos podem existir dois ou mais créditos somados correspondem os mesmo valores entre o débito e o crédito.

 

Recursos desta aula

Indisponível para usuário não cadastrado, cadastre-se para obter acesso
CONTABILIDADE GERENCIAL 06

CONTABILIDADE GERENCIAL 06

Vídeo do Youtube

Aula anterior: 05 - DESPESAS
Próxima aula: 07 - ANÁLISE DO DÉBITO E CRÉDITO PARA O SISTEMA PATRIMONIAL NA EMPRESA (ATIVO E PASSIVO)

Alunos matriculados (61)
Cadastre-se e acesse a maior rede de conteúdo educacional disponível na Internet
Interdisciplinariedade